De volta à Palavra - O que aprendemos com a Reforma Protestante

Este mês celebram-se os 500 anos da Reforma. Já deves ter percebido que não estou a falar do dia em que o teu avô se reformou. Estou a falar da Reforma Protestante.

REFORMA PROTESTANTE – O QUE FOI...
Foi um movimento criado com objetivo de renovar a Igreja Católica Romana, no século XVI, que se levantou contra muitos dos seus ensinos e práticas — veneração de santos, peregrinações, superstições, imoralidade e abuso do clero, comércio da fé, etc.. As missas eram em latim e ainda não haviam muitos países com a Bíblia traduzida para a sua língua. Apenas algumas pessoas do clero tinham acesso à Bíblia, que ainda era copiada à mão, até ter chegado a revolução chamada imprensa.



No dia 31 de outubro de 1517 o então frade alemão Martinho Lutero fixou na porta da Igreja de Wittemberg as suas 95 Teses, com o objetivo de discutir essa teoria e prática da Igreja da época, tendo como base de comparação a Palavra de Deus. Por ser um ato tão emblemático e importante, é a data em que se comemora o Dia da Reforma Protestante. Além da Alemanha, a Reforma Protestante também teve grande impacto da Suíça, França e Holanda, estendendo-se depois a outros países. Embora o objetivo fosse reformar a igreja existente, tal não aconteceu. Podes ler um pouco a biografia de alguns dos reformadores nesta revista e vais perceber que todos eles acabaram por sair e formar aquilo que foi denominado Reforma Protestante, que deu origem a várias ramificações, entre elas as Assembleias de Deus. (P.S. – se queres saber mais acerca deste tema lê a revista Novas de Alegria deste mês)

...E O QUE É QUE ISSO TEM A VER COMIGO?
Não vivemos nem 1517, mas devemos olhar para o exemplo de Lutero e de outros homens e mulheres daquela época — eles começaram a comparar o que viam e viviam com o que a Bíblia diz. Isto faz-me pensar (e espero que a ti também!) acerca do que realmente é essencial, acessório ou mesmo prejudicial para a Igreja. Será que ter um grupo de louvor quase profissional é essencial? Ou será o estilo com que o pregador se veste? Será que o mais importante é ser um sítio onde as pessoas apenas se sintam bem? O que é mais importante?

Vamos à raiz – ao nascimento da Igreja! Em Atos, no capítulo 2, encontramos pelo menos 9 coisas que não podem faltar na igreja – em qualquer cultura, época e situação.

1) NÃO PODE FALTAR UMA MENSAGEM CENTRADA DA CRUZ (Atos 2:38) Falar da salvação àqueles que não conhecem Jesus, é mais do que dizer apenas “vem a Jesus para te tornares uma pessoa melhor”, ou para ficar “safo” da condenação eterna. Precisamos dizer a verdade por inteiro: que os pecados afastam o homem de Deus, Jesus pagou o (alto) preço da nossa redenção sem que nós fizéssemos nada para merecer, e nós temos que reconhecer a nossa condição, assim como o amor de Deus por nós.

2) NÃO PODE FALTAR UMA VIDA TRANSFORMADA (Atos 2:41-42) Quando aceitamos Jesus, arrependemo-nos e transformados em novas pessoas. Passamos a viver totalmente para Deus, aqui e na eternidade. Quem ama Jesus, obedece-Lhe em tudo — isso inclui dar o passo de assumir publicamente que O seguimos, o batismo (Marcos 16:16). Se seguimos Jesus a sério a nossa vida tem que mostrar isso — vê-se o trabalho Espírito Santo no nosso caráter (Gálatas 5:22-23).

3) NÃO PODE FALTAR A CELEBRAÇÃO DA CEIA (Atos 2: 42) É interessante a sequência bíblica conversão > batismo > Ceia. A celebração da Ceia do Senhor é o momento de gratidão, onde lembramos a morte de Jesus até que Ele venha. É quando aqueles que fazem parte do Corpo, celebram a entrega de Cristo para torná-los Corpo — Igreja. Que todos o façamos dignamente, ou seja, com os nossos relacionamentos em ordem — com Deus e uns com os outros. Sem medo, mas com alegria porque estamos a lembrar o passado com os olhos no futuro, as Bodas do Cordeiro (quando Jesus vier buscar a Igreja).

4) NÃO PODEM FALTAR OS DONS DO ESPÍRITO SANTO (Atos 2: 38, 39, 43) O batismo no Espírito Santo não é um troféu que ganharmos em determinado retiro (ou reunião). É uma experiência fantástica mas é mais do que isso. Recebemos o poder do Espírito Santo para falarmos aos outros daquilo que Deus fez connosco, com sabedoria e coragem, (Atos 1:8). E, também, para sermos usados com os dons do Espírito Santo — capacidades especiais que Ele nos dá para sermos de bênção para a Igreja. Os sinais têm que seguir os que creem, porque é uma promessa de Jesus (Marcos 16:15-20).

5) NÃO PODE FALTAR O ENSINO PARA CRESCIMENTO ESPIRITUAL (Atos 2: 42) Não podemos viver do “diz que disse”, nem de frases feitas que lemos aqui e ali. Além do bom hábito de passares tempo a sós com Deus e a Sua palavra, precisas de ensino sólido para saberes no que acreditas e porquê. Caso contrário, és facilmente iludido por ideias que parecem boas mas são mentiras mascaradas de meias verdades. E precisamos que Deus levante pessoas com dom para ajudar nesse aspeto (Efésios 4:11-16). Só podemos dar aquilo que temos e esta geração faminta de verdade precisa de nós, Igreja, para alimentá-la com a Palavra de Deus, poderosa para transformar, consolar, etc. (Hebreus 4:12; 2 Timóteo 3:16-17). Transformados para transformar.

6) NÃO PODE FALTAR ORAÇÃO (Atos 2: 42) A oração é uma conversa com Deus, que temos individualmente e em comunidade. A comunhão com Deus não pode faltar nas nossas vidas pessoais e nas nossas igrejas locais. A oração ajuda-nos a ficarmos focados em Deus, a dependermos Dele, a partilharmos as cargas uns dos outros, etc.

7) NÃO PODE FALTAR GENEROSIDADE E SOLIDARIEDADE (Atos 2: 44, 45) O princípio presente nestes versículo é ajudar os que têm menos posses. É verdade que Deus cuida de nós (Mateus 6:3, 34), que temos que fazer a nossa parte para ganhar o nosso sustento (2 Tessalonicenses 3:10-12), mas há situações em que os nossos manos e manas na fé podem precisar de ajuda para as coisas mais básicas. A Igreja é um Corpo e como Corpo temos, devemos e podemos cuidar uns dos outros.

8) NÃO PODE FALTAR UNIÃO VERDADEIRA (Atos 2: 46) É espetacular ver o milagre que Jesus fez não apenas em salvar-nos mas em unir-nos num só Corpo. Pessoas de extratos sociais diferentes, com profissões e idades tão diferentes, com raças distintas, fazendo parte de uma mesma família local, expressão da Igreja universal. É uma coisa que só Ele pode fazer.

9) NÃO PODE FALTAR O BOM TESTEMUNHO (Atos 2: 47) É verdade que a vida espiritual é um processo, e que não somos perfeitos, mas o modo como vivemos pessoalmente e como igrejas locais e deve fazer-nos “cair na graça do povo”. Podem não concordar com os princípios que defendemos por sermos fieis a Deus e à Sua Palavra, mas que o amor a Deus e uns aos outros, visto na prática, possa cativar os aqueles que Ele deseja salvar.

Ana Ramalho Rosa




in revista BSteen, outubro 2017. Texto escrito conforme o novo acordo ortográfico

Comentários