"Coisas feitas a dois tempos"

Um dia destes estava a ler Génesis e reparei em algo, que provavelmente tu também já reparaste.

O capítulo 1 e o capítulo 2 de Génesis são parecidos, porque falam do modo como Deus criou todas as coisas, mas mais importante ainda; falam do modo como Deus criou Adão e Eva. Podemos achar uma grande seca, que se trata apenas de uma história, ou até podemos ficar confusos… Afinal, pensar que antes de a Terra existir como a conhecemos não tinha forma e era vazia[1] (ou seja, provavelmente não tinha nada) é complicado! Estamos tão acostumados a ver árvores, plantas, montes, animais e outras coisas, que acaba por ser uma desafio à imaginação que do nada Deus tenha criado tudo – incluindo o ser humano, feito pelas Suas mãos.

O modo mais simples de olhar para este dois capítulos é este: o capítulo 1 fala-nos da Criação como se a estivéssemos a ver numa linha, em que cada dia que passa e que Deus faz algo, é marcado com um ponto. O capítulo 2 dá-nos uma descrição dos pormenores do que Deus fez… que durante o primeiro capítulo aconteceu tudo muito rápido em sete dias e que no segundo as coisas já levaram mais tempo. O que é certo, é que aquilo que lemos em Génesis 2 nos ajuda a perceber como era a vida depois de Deus a ter criado. Sabes, eu pensava que Adão não fazia grande coisa no Jardim do Éden, até ter tomado mais atenção e ler que afinal ele trabalhava (como já pudeste ler num dos Temas Proibidos)[2]

Quase a acabar os dois capítulos, podemos ler o que Deus deseja que seja a base do relacionamento entre o homem e a mulher. Deus criou o Homem à Sua imagem: homem e mulher[3]. Porque é que Ele fez isso e como? Deus viu que não era bom para o homem estar sozinho, apesar dele ser amigo de Deus, faltava-lhe uma companhia humana. Por isso Ele adormeceu Adão e retirou-lhe uma costela da qual fez a mulher. Tirou-lhe um pedaço do lado[4] para que ela não seja mais ou menos importante que ele (logo desde o princípio Deus mostra que a dignidade da mulher e do homem é a mesma), mas para que ambos possam olhar um para o outro, saber que são criados por Deus (ou seja, que não apareceram cá por acaso ou por causa de existirem várias coisas a misturarem-se ao mesmo tempo).

Adão e Eva são o “modelo”. Deus quer que na altura certa e com a pessoa certa, homem e mulher possam casar, respeitando-se um ao outro, e constituir família, tal como o próprio Senhor Jesus diz no Evangelho de Marcos[5][6].

Quero desafiar-te a leres estes dois capítulos, a pedir a Deus que Ele te possa ajudar a compreender o que lá está escrito e que possas olhar para o nosso planeta como algo importante! Deus criou tudo de modo perfeito e agradável vendo sempre que o que Ele criava era bom, para que quando criou algo que era muito bom (Adão e Eva) eles pudessem desfrutar, da maneira certa, de todas as coisas que foram criadas antes!

Ricardo Rosa


[1] - Genesis 1:1
[2] - Génesis 2:15,19-20
[3] - Génesis 1:27
[4] - Génesis 2:21-23
[5] - Génesis 2:24
[6] - Marcos 10:6-9




in revista BSteen, novembro 2014


Texto escrito conforme o novo acordo ortográfico

Comentários