Valerá a pena?

As minhas lutas e desafios

“Os meus pais não percebem que é muito mais difícil ser cristão na minha idade do que era no tempo deles. Se queres ter amigos, basicamente tens de fazer o que os outros fazem. Eu quero ser aceite no mundo em que vivo. Como é que eu faço para que os meus pais percebam isso?” Gonçalo*

Não sei se alguma vez tiveste as mesmas dúvidas que o Gonçalo tem. Eu já tive, várias vezes. Estas e outras perguntas aparecem quando menos esperamos, mas isto não é novo. Uma das coisas mais fantásticas em relação à Bíblia é que, apesar de ter sido escrita por várias pessoas e há muitos séculos atrás, continua atual. Já nos tempos bíblicos outros crentes em Deus tiveram dúvidas. Vamos falar de um deles: Asafe, um dos principais levitas do tempo do Rei David.

UMA LUTA CÁ DENTRO
“Como Deus é bom para Israel, para os que têm coração puros. Os meus pés estavam quase a resvalar, pouco me faltava para escorregar. Pois sentia inveja dos soberbos, ao ver como os maus prosperavam.” (Salmo 73:1-3, BPT)

No Salmo 73, Asafe fala dessas suas questões. É verdade que ele confia em Deus, mas houve tempo em que quase se desviou Dele e chegou ao ponto de ter inveja daqueles que não queriam saber de Deus. Porquê? Quando olhava à sua volta, parecia que a vida daqueles que tinham as costas viradas para Deus corria bem, apesar de viverem de qualquer maneira, enquanto a sua vida só tinha complicações e dificuldades, apesar de procurar agradar a Deus (podes perceber isto, se leres os versículos 4 a 16 deste Salmo).

Asafe está a escrever o que muitos de nós já pensámos. A vida parece injusta. Parece que seguir Jesus não vale a pena. Duvidamos da necessidade de sermos puros e obedientes a Deus pois isso, aparentemente, não traz nenhuma vantagem. Quando olhamos à nossa volta, os nossos colegas descrentes parecem mais felizes e realizados – senão todos, pelo menos os mais populares. Mas será mesmo assim?

Na verdade, isso é tão difícil de entender que quando procurava uma resposta ficava absolutamente confuso.” (Salmo 73:16, OL) Sabes, é normal termos estas questões e Deus não nos condena por isso. O problema é quando ficamos por aí. Quando apenas queremos pôr tudo e mais alguma coisa em causa, em vez de procurarmos uma resposta. Mas como é que isso acontece?

A SOLUÇÃO: ‘TAR COM DEUS
Só quando entrei no santuário de Deus, compreendi qual iria ser o fim deles.” (Salmo 73:17, BPT) Só quando Asafe foi à presença de Deus teve uma visão realista da situação. Ele tinha olhado apenas para as circunstâncias presentes e não para o futuro daqueles que rejeitam Deus – sejam populares ou não (versículos 18-22). A vida com ou sem Deus deve ser vista não apenas “no momento” mas a longo prazo. Não apenas com os nossos olhos, mas numa perspetiva espiritual – na perspetiva de Deus.

Encontrarmos respostas, quando estamos perto de Deus. Temos a Sua Carta de Amor (a Sua Palavra) onde percebemos muitas coisas acerca de justiça e injustiça, pecado e santidade, vida com Deus e sem Deus, etc. Temos a Sua presença em nós, através do Espírito Santo, que nos ajuda. Não quer dizer que tenhamos uma lista dos porquês disto e daquilo entregue em mão por um anjo, ou quando abrimos a Bíblia ao calhas. Quer dizer que mesmo que Ele não nos explique tudo em todas as circunstâncias, vai-nos mostrar que, às vezes o melhor é simplesmente confiar Nele.

O verdadeiro teste sobre o bem-estar de alguém que segue Jesus não tem a ver com as coisas que Ele nos dá ou faz, mas na relação pessoal com Deus. Deus é o nosso objetivo de vida e não um meio para conseguirmos o que queremos. Estamos num caminho, andamos passo a passo, dia a dia, a seguir Jesus, orientados pela Palavra de Deus, e no poder do Espírito Santo.

A VERDADEIRA FELICIDADE
A conclusão de Asafe é simplesmente fantástica “Para mim, a felicidade é estar perto de Deus. Tu, Senhor, meu Deus, és o meu refúgio; hei de proclamar tudo o que tens feito.” (Salmo 73:28, BPT) Se a tua “felicidade é estar perto de Deus”, quando tens grandes decisões pessoais a tomar, estás próximo Dele e não O consultas apenas quando a urgência e a ansiedade “apertem”.

O que responderias ao Gonçalo? O melhor lugar para compreendermos que Deus é e o que deseja de nós, quem somos Nele e as consequências das boas ou más decisões e estilo de vida que temos, é estando junto a Ele – em pensamento, nas nossas orações, quando meditamos na Sua Palavra, quando O louvamos juntos – em todo o tempo, em todo o lado, sempre e em qualquer situação.

“As pessoas mudam de um dia para o outro. Mas Deus nunca muda.”* Vale a pena amar, seguir e servir este Deus.

Ana Ramalho Rosa


Bibliografia: *Bíblia ‘TÁS com Deus, A Loja da Bíblia e Edições NA; Comentário de Salmos, Moody; O Novo Comentário da Bíblia, F. Davidson, Vida Nova.


in revista BSteen, junho 2014

Texto escrito conforme o novo acordo ortográfico

Comentários