Sobrenatural

Já ouviste falar daquela série em que dois irmãos caçam monstros e outras criaturas estranhas? Bem, não é sobre isso que te vou falar agora…

Normalmente estamos acostumados a viver a nossa vida de modo simples. Vamos à escola, vamos à igreja, convivemos com a família e amigos, lemos a Bíblia (de vez em quando), falamos com Deus (quando temos tempo) e até nos oferecemos para servir na igreja (volta e meia).

Mas sabes, a vida assim pode parecer confortável, sem stresses, na boa… É um estilo de vida, digamos “natural”. É o normal, é aquilo que todas as outras pessoas vivem, afinal porque é que deveríamos viver de outra maneira

Mais do que uma vez, Paulo pede-nos para o imitarmos. Mas o que é que isso tem a ver com o assunto? Tudo! Paulo procurava viver de modo sobrenatural. Não, ele não andava atrás de demónios ou monstros o tempo todo (embora tenha sido usado por Deus para expulsar demónios e espíritos maus – lê em Atos 16:16-18 e em Atos 19:11,12). Paulo procurava viver como um imitador de Cristo (1ª Coríntios 11:1) e dava a dica para os crentes daquela altura viverem da mesma maneira. Como? Imitanto Paulo (1ª 4:16) que tentava imitar Jesus ao máximo (no bom sentido).

Pelo menos seis vezes no Novo Testamento Paulo fala sobre sermos imitadores. Mas imitadores de alguém sobrenatural, alguém maior do que é a Natureza… Paulo desafia-nos a imitar o Criador de todas as coisas, a sermos como Ele, sobrenaturais, alguém que vive acima da limitação da Natureza e do que o rodeia. ? E que tal viver um estilo de vida anormal?


Podemos não controlar as marés, nem ser capazes de acalmar os ventos ou fazer chover… Mas viver como Cristo também é viver acima na incapacidade do ser humano em perdoar e amar o próximo. Viver de maneira sobrenatural é viver como um discípulo de Jesus a sério! É segui-Lo quando Ele nos chama (como fizeram Mateus e Tiago e João, por exemplo). É confiar em Deus nos momentos em que trememos e pensamos que vamos cair.

Não percas mais tempo, larga a normalidade do dia a dia. Se queres viver o momento, vive-o mas para Cristo e com Cristo! Experimenta viver de modo anormal para esta sociedade, em dar sem esperar receber, em amar quando temos vontade de ignorar.

Sê diferente, faz a escolha certa! Eu já fiz, e tu?

Ricardo Rosa

in revista BSteen, junho 2014

Texto escrito conforme o novo acordo ortográfico

Comentários