O profeta que era agricultor

Um dos livros do Antigo Testamento é o do profeta Amós. Ele faz parte de uma coleção de livros dos chamados Profetas Menores, não porque fossem menos importantes, mas porque são livros mais pequenos que os cinco maiores (Isaías, Jeremias, Lamentações, Ezequiel, e Daniel).

Naquele tempo, não havia TV, internet, nem redes sociais. Assim, Deus usou homens para chamar a atenção do Seu povo, e de outros povos vizinhos, e mostrar-lhes a necessidade de se arrependerem e voltarem para Ele. Talvez penses que Deus devia ter escolhido apenas pessoas um curso superior, como Daniel, ou que fossem da linhagem real, como Isaías... mas Deus usou todo o tipo de pessoas. “Amós respondeu: ‘Eu não sou profeta nem pertenço a nenhum grupo de profetas. Eu guardava vacas, e tratava de figueiras. Mas o Senhor pegou em mim, tirou-me daquele trabalho com os animais e deu-me a seguinte ordem: Vai profetizar ao meu povo de Israel’.” (Amós 7:14,15, BPT)

O profeta Amós era um simples agricultor, mas Deus não teve em conta a sua profissão, nem o seu nível de estudos. Deus procura “aqueles cujo coração é reto diante dele, para que possa mostrar para com eles o seu poder e o seu socorro.” (2 Crónicas 16:9, OL), para que, através de cada um de, prepare os santos para o serviço da comunidade, para a edificação do corpo de Cristo.” (Efésios 4:12, BPT)

Não importa se vives numa vivenda com piscina ou num apartamento de um bairro social; Se és mais “espalha brasas” ou tímido; Se estás a seguir informática, design, enfermagem, desporto, química, mecânica ou agricultura... o que é importante é viveres perto de Deus, todos os dias, deixares que Ele te use nas coisas mais simples, com o objetivo não de “ser visto”, mas de ser de bênção para os teus manos e manas. Porque TODOS temos um papel na igreja... como disse o nosso mano Paulo: “O nosso corpo tem muitas partes, mas o conjunto constitui um só corpo. Assim é também o corpo de Cristo: cada um de nós é uma parte do corpo (...) Deus formou-nos com muitas partes, e cada uma com a sua função própria (...) Ora vocês formam o corpo de Cristo, e cada um separadamente constitui uma parte necessária desse corpo.” (1 Coríntios 12:12, 18, 27, OL)

Estou contigo!

Ana Ramalho Rosa


in revista BSteen, janeiro 2014


Texto escrito conforme o novo acordo ortográfico

Comentários