Estás ligado?

Download, e-mail, site, servidor, chat… Chinês para uns, normal para outros e um vício para muitos. A net (rede) mudou a maneira de falarmos uns com os outros e até o nosso estilo de vida.

Há alguns anos atrás (palavra de “avózinha”), uma carta com notícias dos amigos demorava, no mínimo, 24 horas a chegar à nossa casa. Se queríamos saber os truques para passar os níveis dos jogos de computador, tínhamos de descobrir o amigo de um amigo do primo do colega de alguém que sabia. Para falarmos com alguém da Austrália, tínhamos de pagar uma conta astronómica de telefone ou então ir lá (o que também não era grátis). A “World Wide Web” mudou tudo! É tudo mais fácil, mais cómodo, mais rápido e… económico é que nem sempre (pergunta aos teus pais ☺ ).

“O.K., Ana… está tudo muito bem… mas afinal o que é que isso tem a ver com Deus? Não estou a perceber!” – Vamos descobrir:

O computador somos nós! –  Pensa nisto: Deus criou-nos com capacidade de “processar”, de pensar1, de executar tarefas… a diferença é que nós temos poder de decidir o que queremos, enquanto que os computadores estão dependentes da vontade dos seus utilizadores.

O manual do utilizador – Para nós, é a Bíblia. Deus, o fabricante, falou com diversos homens e mulheres através dos anos para escreverem esse manual2. É ali que descobrimos como podemos viver… só que às vezes achamos que o fabricante não tem razão e usamos o computador da forma errada.

O vírus – Nascemos com um antivírus incorporado chamado “consciência”, aquela luz vermelha que acende naturalmente quando fazemos alguma coisa errada. O problema é que não actualizamos o antivírus e, mesmo sem sabermos, usamos disquetes com vírus que destroem toda a informação que temos no disco. Ou seja, fazemos coisas que Deus não gosta – pecamos - e acabamos por sofrer as consequências3.

O modem – Este pequeno aparelho faz a “tradução” da informação do computador para o telefone e vice-versa. Há uma parte de nós que procura comunicar com Deus… mas por nós mesmos não conseguimos. Porquê? Porque o nosso computador está avariado. Primeiro temos de o levar a um agente oficial da marca para ser reparado. Deus enviou Jesus para isso mesmo: tratar do problema do pecado, do erro que nos separava do Pai. Não conseguimos por nós próprios, tem de ser alguém com o O.K. de Deus! Só te vais conseguir ligar quando o computador estiver arranjado4.

Depois do computador estar pronto, mantém o teu antivírus actualizado e evita copiar jogos de fontes desconhecidas (normalmente trazem vírus). Fica ligado a Deus e ao seu manual: a Bíblia.

O cabo -  O fio que liga o modem à linha telefónica precisa estar a 100%. Se a ficha estiver mal colocada, se algum brincalhão tiver cortado o fio, não dá… é necessário que o cabo esteja inteirinho e bem ligado. Para ficares ligado a Deus, precisas ter cuidado para que nenhuma coisa possa causar “interferências” ou problemas de ligação5. Tens de estar sempre atento ao que diz a Bíblia – o teu manual. Às vezes são pequenas coisas que parecem não ter importância, mas tu tentas e não consegues ligar-te à Internet…

A Internet -  Deus tem montes de segredos para te revelar, experiências que te vão marcar, avisos para teres cuidado, e muito mais. A vida com Deus é um Universo a descobrir, bem mais interessante que o da Internet… é que Deus vai continuar a surpreender-te para sempre6  (infinitamente), enquanto a rede só é interessante enquanto estás a navegar. Depois de desligares o modem ou o computador, acabou!

Era boa ideia parares um bocado para pensar: onde é que estás ligado? Naquilo que o pessoal diz? Naquilo que tu pensas, mesmo sabendo que não está tudo bem? Nas coisas que vês ou ouves na TV e que estão erradas? Será que tens algum vírus instalado, erros que não te deixam sentir Deus? Pede-Lhe para passar hoje o antivírus perfeito: Jesus. Ele limpa tudo e prepara-te para viver uma nova vida.

Lembra-te que Deus ama-te e tem um plano para a tua vida. Liga-te a Ele, começa a navegar e segue em frente com Jesus.

“Eles largaram imediatamente as redes e foram com Ele (Jesus)” Marcos 1:18

Ana Ramalho


1 Génesis 1:26; 2:7;  2 2 Pe 1:21; 3 Tt 1:15; 4 Ef 2:4 a 10; 5 Is 59:1 e 2; 6 Sl 23:6;

in revista Boa Semente, secção BSteen, Abril 2002

Comentários