Fã ou seguidor?(1)

Esta é a pergunta que Jesus me (te) quer fazer hoje. Será que apenas és fã ou segues Jesus? Pode parecer a mesma coisa, mas não é.

Um fã de Jesus admira-O. Lê tudo o que pode sobre Ele. Fala às pessoas de como Jesus é fantástico. Nas reuniões da igreja sabe as músicas e os versículos “clássicos” sobre Jesus. Diz a toda a gente que Jesus é o melhor amigo. Anda com “Jesus” escrito numa T-shirt toda fashion. E fica mesmo por aí.

Um seguidor de Jesus é outra conversa. Deseja não apenas conhecer coisas sobre Jesus mas ter uma amizade a sério com Ele. Segue Jesus como o exemplo da sua vida. Não é uma “cópia” de Jesus, mas um seguidor do estilo de vida saudável que Jesus ensinou e viveu.

“O que é que isto tem a ver comigo?” perguntas tu. Tem tudo a ver... Jesus nasceu e cresceu há mais ou menos 2000 anos atrás. Não sei se teve acne, mas foi adolescente como tu.

Lucas, uma das pessoas que escreveu sobre a vida de Jesus, disse que quando Ele tinha 12 anos agradava a Deus, obedecia aos pais e, as pessoas que O conheciam viam a Sua boa atitude, o Seu bom comportamento (lê este episódio em Lucas 2:41-52).

Um fã de Jesus pode achar esta passagem engraçada de saber, mas um seguidor de Jesus vai mais longe – tenta ter a mesma atitude que Jesus teve. Faz o seu melhor para obedecer aos pais, para que Deus fique contente com o que pensa, diz e faz, para que as pessoas que o conhecem vejam que é sincero, amigo, generoso, honesto e respeita os outros – incluindo os colegas da turma e os professores.

Sabes, é fantástico seguir Jesus mas pode ser complicado. Ele falou acerca disso quando andou por cá – podes ler em Mateus 5:11-12; 17:24-28; João 15:18-20.

Jesus nunca disse que segui-Lo a sério era fácil, porque nunca é fácil ser honesto na turma quando todo o resto dos colegas copia ou usa cábulas. Não é simples obedecer e respeitar os pais quando a maioria acha que eles só têm é obrigação de dar tudo o que querem e quando querem. Não é fácil respeitar os professores – mesmo os mais complicados – quando o que parece fixe é ameaçar, desobedecer, chamar nomes e fazer partidas com pouca piada às pessoas que nos estão a ensinar.

Queres ser um fã de Jesus – admirá-Lo mas viver à tua maneira – ou ser um seguidor de Jesus – imitar as Suas atitudes, o Seu carácter? A escolha é tua.

Estou contigo!

Ana Ramalho



1 ideia retirada do tema do site notafan.com

in revista BSteen, Maio 2011

Comentários