“RETIRO o que disse!”

São ansiados durante meses a fio. As nossas expectativas estão naqueles dias e nos momentos em que, por uma espécie de acontecimento fantástico, vamos entrar em órbita e recuperar a coragem perdida desde a última vez. Isso mesmo: são os famosos retiros.

Quando comecei a ir a retiros, vinha cheia de vontade para ajudar na igreja, estar com Deus todos os dias, agradar-Lhe qualquer que fosse o preço... mas quando regressava ao retiro seguinte estava outra vez a precisar de um “abanão”.

A minha frustração era, em especial, pelos compromissos que tinha assumido com Deus e que não tinha conseguido cumprir. Eu pensava que a “vida real” era tão cor-de-rosa como a vida no retiro... mas não é. Já não podia voltar atrás e dizer a Deus “retiro o que disse”. Vinha o arrependimento e o novo compromisso... era um ciclo vicioso.

Depois, com o tempo, fui entendendo que o retiro era apenas um momento especial para estar com Deus no qual Ele me queria dizer algo importante, mas que o meu investimento deveria estar no meu relacionamento diário com Ele, do meu envolvimento a servir no que fosse preciso na minha igreja local.

Sem querer pôr toda a gente no mesmo “saco”, um pouco pelo que ouço e vejo, aqui e ali, acho que o que acontecia comigo acontece com muita gente: o impacto do retiro dura algum tempo mas vai-se diluindo com a rotina.

O problema não são os retiros, mas a forma como vemos a nossa relação com Deus. Se a vemos como uma espécie de montanha russa, com altos, baixos e uma dose de emoção, sem consequências porque “estamos seguros”, compramos o bilhete para a frustração.

Antes de ires para o próximo retiro, passa um tempo com Deus e faz uma análise à tua vida, pensamentos, intenções, acções e decisões. Sê honesto com Ele. Coloca também objectivos para durante e após retiro. Partilha-os com alguém mais velho que possa orar contigo e por ti regularmente. Não procures quem apenas é popular, mas alguém maduro com uma vida equilibrada na sua relação com os outros e com Deus.

O Pai deseja, mais do que possas imaginar, que sejas um filho que cresce dia-a-dia com a Sua ajuda. Não há formulas mágicas, unções especiais ou revelações extraordinárias... o sobrenatural de Deus vai ser natural na tua vida se andares com Ele, se deres tempo para conversarem, para conheceres quem Ele é e o que deseja de Ti, através da Sua Palavra.

Estou contigo!

Ana Ramalho


in revista BSteen, Fevereiro 2011

Comentários