Telemóvel ou WC?

“O segundo país mais populoso do Mundo, a Índia, tem mais pessoas com telemóveis do que acesso a condições sanitárias. De acordo com um estudo da Organização das Nações Unidas, há 45% da população com telemóveis, ao passo que apenas 31% têm acesso a uma casa-de-banho..”1

A notícia nem merecia comentário... mas como já deves ter visto pelo texto, eu tenho sempre muito para dizer. O pessoal que faz a paginação da revista bem se queixa, mas vocês gostam... acho eu!

Já imaginaste se apenas uma em cada três casas da tua zona tivessem casa-de-banho? Tínhamos que ir a casa uns dos outros para lavar os dentes, tomar banho... e outras coisas básicas da vida!

Podes estar a pensar “o pessoal da Índia não sabe mesmo pôr em primeiro lugar aquilo que é mais importante”... É fácil falar, mas será que nós não fazemos exactamente a mesma coisa em cenários diferentes?

Por exemplo, quando tens que tomar uma decisão importante, quem consultas em primeiro lugar? Deus? Os teus pais? Os teus amigos? Quem te vai dizer o que tu queres ouvir, mesmo que seja prejudicial para ti? Devemos buscar conselho em várias pessoas, mas em primeiro lugar, devemos conversar com Deus sobre aquilo que nos preocupa e procurar saber pela Sua palavra o que é mais saudável para nós. 

Dar prioridade a Deus é tê-Lo como o centro da nossa vida, inspirador dos nossos sonhos, motor do nosso serviço aos outros, fonte do amor que nos ajuda a viver com alegria e paz interior. É estar próximo o suficiente para escutar os Seus desejos e desafios para nós.

Uma coisa que me deixa descansada, mesmo quando vêm os momentos de maior dúvida ou em que a resposta não chega, é saber que ao dar a Deus a primeira e última palavra nas minhas decisões, tenho a Sua ajuda, consolo e promessa. Nem sempre faço tudo bem, mas quando caio, e Lhe peço perdão de coração sincero, o Pai levanta-me e sigo em frente, confiando que Ele cuida de mim.

“Portanto, não se preocupem com a comida e a roupa para vestir. Para quê serem como os incrédulos? Mas o vosso Pai celestial sabe perfeitamente que precisam delas. Dêem pois prioridade ao seu reino e à sua justiça e Deus cuidará do vosso futuro. Não se preocupem com o dia de amanhã. O dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta cada dia o seu mal.” (Mateus 6:31-36, versão “O Livro”)

Estou contigo!

Ana Ramalho




1 Fonte www.cmjornal.xl.pt, 15 Abril 2010, adaptado

in revista BSteen, Agosto 2010

Comentários