Carlos Baptista, Pastor e Amigo

Quando se perde um amigo como o Pr Carlos Baptista não se consegue dissertar totalmente aquilo que nos vem à mente e ao coração. Vêm à memória tantas coisas ao mesmo tempo que esgotam todos os lados possíveis do significado da palavra saudade.

Conheci-o com os meus dezoito anos, num retiro de Jovens da minha igreja, no Carrascal. Pouco depois, no dia em que fui baptizada com o Espírito Santo, em Outubro de 1993, convidou-me para fazer ilustrações para as Novas de Alegria. De seguida veio o desafio de renovar a Boa Semente, criar a BSteen, os seminários para professores de Escola Dominical, os Enjuniores, o Oeste Júnior, o meu primeiro livro... e os sonhos iam ganhando forma e tornando-se realidade.

Muito daquilo que faço e sou hoje devo-o ao apoio do Carlos mas se terminasse aqui, estaria a limitá-lo a um homem dedicado na obra de Deus... ele foi mais do que isso.

Foi alguém que acreditou nas pessoas – principalmente nos adolescentes e jovens. O Pr Carlos Baptista ajudou e treinou muita gente em áreas tão distintas como o teatro, Escola Dominical, edições, entre outros. Acompanhou e guiou-os, para crescerem sem perderem a sua própria identidade. Alguns deles estão hoje no ministério a tempo integral ou a preparar-se para tal. Ele tinha o seu coração ligado a Deus e uma paixão e compaixão enorme pela nova geração. Foi um conselheiro, um companheiro, um lutador, um amigo.

Depois de meses a resistir a diversos problemas de saúde, foi recebido no Céu. Desde 6ª feira, dia 18 de Maio, que está na presença do seu Pai e Senhor.

O exemplo que nos deixou é um desafio que nos deve fazer reflectir. O legado que fica é uma herança que devemos honrar e saber continuar, com o mesmo princípio e objectivo que guiou este Pastor e Amigo – fazer o nome de Deus conhecido e reconhecido neste país.

O Carlos foi um Pastor que marcou muitas vidas e um Amigo que nunca irei esquecer.

Ver também: blog Papéis na Gaveta

____
Nota 10/10/2015

Se ontem fosse vivo, o pastor Carlos Baptista teria sido homenageado pelos seus 25 anos de ministério. Nos últimos dias, vários colegas falaram do investimento que ele fez, enquanto esteve entre nós... não podia deixar de recordá-lo, não com saudosismo mas como inspiração - investir nos outros, mesmo quando ainda são "miúdos", e deixar os resultados com Deus. 

Comentários