Os melhores professores


“As duas coisas que mais nos influenciam são os livros que lemos e as pessoas que conhecemos.”

Já ouvi esta máxima algumas vezes, mas nos últimos tempos a segunda parte da frase tem feito um eco enorme na minha vida.

É interessante ler livros. Esses instrumentos são de facto importantes para crescermos. Aprender ao longo das folhas impressas cimenta as nossas ideias e faz-nos saber mais, enriquece-nos a vida para o presente e muitas vezes enterra na nossa mente e coração sementes com um potencial enorme para o futuro.

Aprender com as pessoas é muito mais do que isso. É profundo, intenso e duradouro... As pessoas têm o potencial de escrever páginas do livro da nossa vida. Têm o poder de nos mostrar outros caminhos diferentes dos nossos. Permitem que vejamos a vida de um ponto mais alto, de outro ângulo ou até de pernas para o ar.

Num certo sentido, somos como os livros. Podemos ser arautos do bem ou do mal, podemos ser literatura de bolso que nem aquece nem arrefece. Há casos em que somos uma lista telefónica, meramente funcionais, sem alma nem vida nas palavras.

Falando da minha experiência. Estar na escola outra vez implicar ler, e muito. Manuais, sebentas, livros, livros e mais livros... mas a maior aprendizagem que estou a ter é com as pessoas. Não me refiro apenas àqueles que têm a função de ensinar, mas a todos os que se cruzam no meu dia a dia. Estou a aprender com eles... e isso é suposto continuar a fazer por toda a vida.

As melhores lições estão por detrás das pessoas mais imprevistas. Os melhores escrivões não usam penas nem canetas, não usam editor de texto nem computador. São o que são e por viverem em coerência com aquilo em que acreditam, marcam os outros à sua volta.

Quando Deus nos quis ensinar como viver, Ele não só mandou a homens e mulheres escrever. Ele enviou o Seu Filho para mudar a nossa vida. Uma Pessoa que nos marca para nós marcarmos outros. Este é o princípio.

Não há melhor escola do que a vida, com tudo o que isso implica, e os melhores professores são aqueles que ensinam através da sua vida.

Comentários