À conquista do Planeta H

Chegas a casa depois de um dia de aulas. Mal pões o pé dentro, a tua mãe vem a correr com um envelope azul na mão. Dá-te um abraço e nem te deixa dizer mais nada.
“Olha, o carteiro trouxe esta carta registada. Abre. É para ti! ” Olhas para a tua mãe e para a carta sucessivamente, sem perceber muito bem porque é que um envelope azul teria provocado aquela euforia. Até que, reparas no remetente... a carta vem dos Estados Unidos, mais propriamente da NASA.
Abres energicamente o envelope “O que é que a NASA quererá de mim?” Lês e descobres. Estão à procura pessoas que queiram ser astronautas para uma nova missão. Vais ficar três anos numa academia e ser preparado para explorar uma galáxia desconhecida. O teu objectivo é, com os teus futuros colegas, ir à conquista do Planeta H!

TEMOS UMA MISSÃO
Mais emocionante que esta suposta missão da NASA é aquela que Deus nos deu. A carta não veio registada, mas está claramente dirigida a todos. A nossa missão é simples e foi Jesus que a transmitiu: conquistar a Humanidade para Deus. Evangelizar o nosso Planeta H.
"E então disse-lhes: Vão por todo o mundo e preguem a boa nova a todos, em toda a parte." (Marcos 16:15)

O QUE É O EVANGELISMO CRIATIVO?
Hoje, mais do que nunca, comunicamos de todas as maneiras possíveis e imaginárias: televisão, internet, telemóvel, música, vídeo e muito mais. Daí a importância de utilizarmos esses e outros meios para entregar a notícia que pode revolucionar a vida das pessoas.

Evangelismo criativo é comunicar aos outros o Evangelho de Jesus no poder do Espírito Santo, deixando os resultados com Deus , utilizando novas formas de apresentação que respondam às necessidades de determinada situação e grupo de pessoas, sem alterar a mensagem de Salvação.

3 PRINCÍPIOS DO EVANGELISMO CRIATIVO
Existem três princípios que nos ajudam a perceber como Deus deseja que falemos a esta geração do Seu plano de vida e paz.

1º PRINCÍPIO - SOBERANIA DE DEUSEle sabe todas as coisas, conhece e interessa-se pela vida de cada ser humano. Deus é soberano e, embora deseje que todas as pessoas se salvem, sabe quando e como tocar nos seus corações. Deus usa a quem quer, como quer e quando quer. 

2º PRINCÍPIO - INTEGRIDADE BÍBLICAA mensagem que transmitimos é a mesma desde há 2000 anos, mas continua actual. Precisamos explicar aos outros que todos estamos separados de Deus pelo pecado, que só Jesus pode destruir essa barreira  e dar-nos acesso a Deus assim como a uma vida em pleno, aqui e na eternidade. Esta é a verdade que Deus nos deu para comunicar, no entanto, a “embalagem” que utilizamos para entregá-las às pessoas pode e deve variar. 

3º PRINCÍPIO - CRIATIVIDADE HUMANA Deus deu dons, talentos e ministérios à Igreja. Eu e tu somos a Igreja. Deus colocou na nossa vida esses presentes para que os utilizássemos para a Sua glória. Nós somos ferramentas criadas especificamente para realizar uma determinada tarefa na construção da Sua obra. Todos somos diferentes e importantes. Todos temos a criatividade como uma das capacidades inatas que Ele deseja usar para Sua glória.


ACÇÃO!
Temos a responsabilidade de falar da salvação aos nossos amigos e colegas que não conhecem Deus. Precisamos fazê-lo na linguagem deles, demonstrando que o mesmo Evangelho de sempre é actual e que Deus se quer revelar a esta geração através de nós e da nossa criatividade.
Ora pelos teus amigos, pede a Deus que te ajude, regista as ideias que vais tendo, continua a orar e a esperar pelas oportunidades. Aproveita as ocasiões que tens para servir a Deus.
Procura pessoas mais velhas que possam orar contigo e orientar-te. Se tiveres amigos com o mesmo desejo que tu, fiquem unidos no propósito de orar pelos vossos sonhos.
Espera em Deus, mas não desistas. Ele vai abrir as portas para que conquistes para Sua glória a tua parte do Planeta H.

Ana Ramalho

in revista Boa Semente, secção BSteen, Fevereiro 2007

Comentários