Internet: bênção ou maldição?

Já não se pode viver sem ela. Usamo-la para tudo: pesquisar, conversar e carregar o telemóvel - ainda bem que alguns pais já conhecem esta a maravilha da tecnologia!
A internet transformou a maneira como se vive e facilitou o acesso à informação e comunicação a nível planetário. No entanto, usada por pessoas menos bem intencionadas torna-se perigosa.
Existem sedutores que se disfarçam atrás de um “fazer amigos” no perfil do Hi5. Alguns estão ligados a redes de pedofilia e procuram “apanhar” adolescentes de ambos os sexos. Na internet pode mentir-se facilmente quanto ao nome, à idade, etc.
Em Portugal, a Policia Judiciária tem investigado alguns casos de desaparecimento de adolescentes que só iam ter com um “amigo da Net”. É preciso termos cuidado.
Aqui ficam alguma dicas para que a net seja uma benção e não uma maldição:
•    Nunca coloques o teu número de telemóvel ou morada num blog, forum, site ou a conversar num chat.
•    Tem cuidado com pessoas desconhecidas que procuram que os adiciones no msn, orkut ou Hi5.
•    Nunca te encontres sozinho com alguém desconhecido, mesmo que aparentemente seja uma pessoa simpática, que até fala das coisas que gostas (música, filmes, moda, etc).
•    Dá estas dicas a alguém que conheças que conversa até altas horas da noite com um “amigo virtual” e, progressivamente, se vai “apaixonando” por este.
Finalmente, usa e abusa da internet para falar de Jesus aos teus amigos, aos visitantes do teu blog, myspace ou Hi5. A Net pode ser uma benção. Depende de ti.

Ana Ramalho

Fonte: Expresso, 7 de Outubro de 2006, págs. 2 e 3.

in revista Boa Semente, secção BSteen, Janeiro 2007

Comentários