Post-its de Deus

No frigorífico, no monitor, no meio dos livros e dos teus apontamentos... Os post-its estão por todo o lado. Aqueles papelinhos amarelos ou de outras cores, das formas mais variadas, foram uma das invenções mais úteis do Século XX. Servem, essencialmente, para escrevermos algo de importante, que não pode ser esquecido.

Há tempos, quando estava a estudar a Palavra de Deus, descobri que Ele também nos deixou alguns post-its na Bíblia... Deus deixou coisas importantes, escritas, as quais são fundamentais e não podemos esquecer.

E agora, vamos lá descobrir alguns dos post-its de Deus.

“Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e não te esqueças, de nenhum dos seus benefícios” (Salmo 103:2)

Neste versículo, David deixa-te um recado importante: Louva a Deus por tudo o que Ele fez e faz na tua vida! Já pensaste bem nas coisas boas que Deus te dá? Entre outras coisas, Ele coloca anjos à tua volta para te livrar dos perigos que surgem (Salmo 34:7); Ele dá-te o pão de cada dia (Mateus 6:11)... Ele cuida de ti!

Louvar a Deus com as nossas palavras, hinos e também com as nossas vidas, é o modo mais bonito de homenageá-Lo pelos seus benefícios... É a melhor maneira de não nos esquecermos daquilo que Ele é para nós dia-a-dia. É importante não esqueceres que louvor não se trata apenas de palavras, mas também de atitudes. O teu estilo de vida deve ser agradável a Deus.


“Recrear-me-ei nos teus estatutos: não me esquecerei da tua palavra.” (Salmo 119:11)

 Aqui, David escreve um post-it para ninguém se esquecer: nem ele, nem nós! Não te esqueceres da Palavra de Deus, não significa lembrares de a trazer a todos os cultos, Escolas Dominicais e reuniões de jovens. É preciso teres a Bíblia na mão e também no coração!

O salmista desperta-nos para nos dedicarmos a saber o que Deus gosta, como Ele quer que vivamos e aquilo que agrada ao coração de Deus. Como? Através da Palavra de Deus. Este é um recado muito importante! A cada dia precisamos de descobrir os tesouros da Grande Carta de Deus para o Homem e depois guardá-los cá dentro.

A maior riqueza que podemos ter não é roupa de marca, nem aquelas sapatilhas todas “fashion”, um telemóvel com MMS ou uma mota que deixa as miúdas da escola caidínhas... Não! O maior dos tesouros que podes ter, sem dúvida, é aquilo que Deus deixou para ti na Sua Palavra!


“Lembra-te do teu Criador, nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos, dos quais venhas a dizer: Não tenho neles contentamento.” (Eclesiastes 12:1)

Salomão alerta-nos para a importância de assumirmos um compromisso sério com Deus desde cedo... Enquanto és teen ou jovem é o tempo certo de dedicares a tua vida a Deus. Não estejas à espera de ser casado, de ter filhos ou até andar de bengala para servir a Deus. Em todas as idades podes entregar-te a Deus, mas Ele quer que sejas Dele AGORA, HOJE, JÁ!

AGORA que tens força, energia, ideias, tempo... Ele quer que lhe dês a tua vida TODA.

HOJE porque amanhã pode ser tarde... não te posso dizer qual vai ser o teu futuro, mas garanto-te que com Deus estás sempre em boa companhia.

JÁ porque a tua resposta a este post-it de Deus tem de ser imediata!

O escritor de Eclesiastes não diz para nos lembrarmos de Deus apenas quando estamos com problemas... Ele fala de uma entrega total ao Senhor. És capaz de te lembrar de Deus a partir de hoje, em todas as áreas da tua vida? Tens coragem para colocá-Lo sempre em primeiro lugar nas tuas decisões? E a Sua Palavra é, de facto, o teu Mapa da vida?


Estes são apenas alguns recados que Deus deixou na Sua Palavra... Há muito mais para descobrir. Desta vez deixo-te 3 desafios:
-    Não te esqueças de louvar a Deus pelos Seus benefícios
-    Guarda a Sua palavra no teu coração e põe-na em prática na tua vida
-    Lembra-te do teu Criador agora, enquanto és jovem

Nós ficamos a orar por ti! Força!

Ana Ramalho


in revista Boa Semente, secção BSteen, Julho 2003

Comentários