100% Radical

Sol, areia, mar com ondas, muitas ondas… uma prancha e lá vais tu! Entras na água, dás umas braçadas e, uns minutos depois, estás na crista da onda! Não sei se para ti isto é um sonho ou uma realidade… Estar ali uns segundos com a adrenalina a 100%, a viver um momento único: tu e a tua prancha a desafiar as leis da gravidade.

É muito giro ver alguém a surfar… mas se perguntares ao Rodrigo Herédia, ao Kelly Slater ou a algum surfista profissional, todos vão dizer-te a mesma coisa: dedicação e trabalho… muito trabalho. Paulo viveu há quase 2000 anos atrás e também dizia a mesma coisa. Ele falava da preparação, da dedicação que precisamos ter se queremos ser Cristãos Radicais.

Entrega total – Um surfista chega a profissional pelo sucesso que teve como amador. Isso não surgiu de um dia para o outro. Foi preciso uma entrega total, um esforço pessoal para ir mais longe. Para seres um Cristão Radical tens que dar o máximo de ti próprio a Deus. Isto é mais do que ir à Igreja passear a Bíblia e ver os amigos. Tens de te entregar 100% a Deus.

Tempo para treinos –  Quantas horas é que um surfista passa até conseguir estar de pé na prancha? Quantas vezes é que ele cai e volta a tentar? Treinos e mais treinos para ser cada dia melhor. Viver para Deus também tem altos e baixos. Nem sempre as coisas correm bem, porque ainda estamos a aprender.

Cuidado com a boca… e não só! –  Em qualquer desporto é necessária uma alimentação correcta, não fumar, não beber bebidas alcoólicas, não fazer noitadas, entre outras coisas. Claro que quem não tem a ambição de ser o melhor não liga a isto. É preciso deixares algumas coisas para trás se queres vencer com Deus. Queres chegar ao fim do campeonato da vida e ganhar o prémio? Então, precisas rever quais os hábitos que te impedem de avançar.

Treinador –  É preciso aprender com algum surfista mais experiente que te possa dizer como podes melhorar, corrigir alguns erros e dar-te outras dicas. Na vida cristã, existe Alguém que se preocupa com a tua performance: Deus. E é por isso que Ele deixou um livro a explicar como podes ser um Cristão Radical: a Bíblia.

O equipamento –  Prancha e fato: sem isto não fazes nada. O Cristão Radical também tem um equipamento próprio, uma armadura 100% garantida por Deus. (Vê em Efésios 6:10 a 18).

A multidão –  Quando a água está cheia de surfistas, tem que se ter cuidado. Afinal, o mar não é só nosso. Temos de saber respeitar o espaço de cada um. Nas coisas de Deus é preciso ter um bom relacionamento com os Cristãos Radicais que estão à nossa volta. Há uma onda para cada um… e mesmo que não haja, tens de aprender a partilhar a tua onda.

Não há ondas – O desespero de um surfista começa quando o mar está flat.... sentados na areia, à espera…! Esperar é uma marca do Cristão Radical. Não fazer as coisas precipitadamente, mas aguardar o momento certo, o tempo de Deus.

Corais –  Algumas praias são conhecidas pelas bonitas e perigosas barreiras de coral. Nessas zonas, alguns surfistas até usam capacete. O Cristão Radical tem de ter cuidado com aquelas coisas e/ou situações que à primeira vista são inofensivas, mas que depois nos magoam.

Tubarões – É melhor ter a certeza que existe uma rede resistente a proteger a zona, senão viras refeição! No mar da vida cristã, há uma equipa de tubarões, especializada em encontrar buracos nas redes para poder dar-te uma trinca. Satanás e os seus amigos são os nossos inimigos.

Sucesso = Experiência + Humildade –  Por mais experiência que um surfista ganhe, é preciso estar atento às inovações e aprender novas técnicas. Mesmo quando temos experiência, é necessário ficarmos sensíveis para não sermos surpreendidos. É preciso vigiarmos todos os dias e não pensarmos que somos os melhores!

E agora? Queres ser um Cristão Radical ou continuar a viver na praia, enquanto os outros seguem na crista da onda com Deus? Tens de viver um Cristianismo Radical, é um pedido que Deus te faz!

Rute Rodrigues e Ana Ramalho

in revista Boa Semente (Secção BSteen), Fevereiro 2002

Comentários